SINOPSE.
“OLHA LÁ” é o terceiro projeto do ciclo INVISÍVEL LÍNGUA, dedicado ao garimpo de estórias de vida de comunidades periféricas em países de língua portuguesa. Mergulhamos no Centro Histórico do Porto, bairro medieval do burgo tripeiro, paradoxalmente terra incógnita para a grande maioria dos cidadãos da cidade, uma periferia bem no centro! Escutamos vidas e rotinas, sonhos e lágrimas e, sobretudo, sentimos os sons que atravessavam as vidas que se cruzavam entre os becos e as calçadas. A esta população invisível somamos uma outra: a de todos aqueles que falando a língua portuguesa de berço não tinham nascido em Portugal. E sem sair da cidade do Porto cruzamos Moçambique, atravessamos Cabo Verde, desfilamos por Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Brasil, Macau, Timor. O material recolhido foi ficcionado e entrou na sala de ensaios para ser resolvido entre um diretor português, e um elenco de Moçambique, Angola, Portugal e Cabo Verde. A narrativa teatral foi apresentada num formato SITE-SPECIFIC num espaço esquecido na cidade do Porto, do lado do rio Douro. Nesta produção teatral três desconhecidos se encontram para ter uma conversa que ninguém ouviu antes.
O ciclo INVISÍVEL LÍNGUA é a geoficção de um território específico que, por sua invisibilidade, é de improvável escuta, e a motivação é entregar o protagonismo à população e artistas locais na elaboração de suas próprias narrativas. Uma transformação social específica ocorre ao estimular o debate entre a identidade e a alteridade.
“OLHA LÁ” is the third project of the cycle INVISIBLE LANGUAGE, dedicated to the gathering the life stories of peripheral communities in Portuguese speaking countries. The collected material is fictionalized in a theatrical narrative and presented in a SITE-SPECIFIC format within the same community. The theatre play was about three strangers confessing personal issues they could hardly understand but that created an immense loneliness. Life stories from Porto’s Historical Centre mixed with portuguese speaking foreigners living in the city. The show was set at a forgotten venue next to the river Douro, at Porto (Portugal).
Director: Miguel Pinheiro
Assistant Director: Myklail de Ceita
Script: Miguel Pinheiro
Cast: Alberto Magassela, Andreia Macedo, Paulo Oliveira, Bilan
Sponsors: European Union, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal do Porto
Awarded by the Ministério da Cultura de Portugal [2011]