SINOPSE.
Recomenda-se cuidado, muito carinho e compreensão, pois as Marias vão tomar a freguesia da Sé de assalto, na mais recente criação de Miguel Pinheiro.
“AI MARIA” é um espetáculo de teatro de intervenção urbana, que combina o teatro e o vídeo, e que usa referências contemporâneas para explorar as metáforas contidas nos arquétipos relacionados com a condição feminina.
Passagens recolhidas da cultura popular compõem a dramaturgia da montagem. Intensas estórias onde as mulheres, o seu quotidiano e as suas vivências serão o centro de conflito. A narrativa teatral foi apresentada num formato SITE-SPECIFIC bem no coração do Centro Histórico do Porto.
“AI MARIA” é o quarto projeto do ciclo INVISÍVEL LÍNGUA, dedicado ao garimpo de estórias de vida de comunidades periféricas em países de língua portuguesa.
O ciclo INVISÍVEL LÍNGUA é a geoficção de um território específico que, por sua invisibilidade, é de improvável escuta, e a motivação é entregar o protagonismo à população e artistas locais na elaboração de suas próprias narrativas. Uma transformação social específica ocorre ao estimular o debate entre a identidade e a alteridade.
“AI MARIA” is the fourth project of the cycle INVISIBLE LANGUAGE, dedicated to the gathering the life stories of peripheral communities in Portuguese speaking countries. The collected material is fictionalized in a theatrical narrative and presented in a SITE-SPECIFIC format within the same community. This theatre play gave light to the women’s universe. Life stories from Porto’s Historical Centre mixed with portuguese speaking foreigner women living in the city.
Director: Miguel Pinheiro
Assistant Director: Myklail de Ceita
Script: Miguel Pinheiro
Cast: Teresa Arcanjo, Roxanne Pita, Miguel Pinheiro, Zé das Violas,
com o grupo de cantadeiras da Sé do Porto.
Sponsors: European Union, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal do Porto
Awarded by the Ministério da Cultura de Portugal [2012]
+ photos portfolio
+ videos portfolio
+ IMDB
+ Rede Social
+ Site Oficial